sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Programa ReDes divulga os projetos apoiados no Território Vale do Ivinhema (MS)


Iniciativa é uma parceria entre Instituto Votorantim e BNDES e tem como objetivo apoiar projetos de geração de trabalho e renda por meio da articulação de cadeias produtivas e qualificação profissional.
Com o propósito de contribuir para o desenvolvimento sustentável de municípios brasileiros e a geração de renda para população de baixa renda, a partir do fomento de cadeias produtivas locais, o Programa ReDes apresenta os cinco projetos selecionados para o Território Vale do Ivinhema (MS) – municípios de Brasilândia e Três Lagoas –, que receberão investimento de R$ 4,13 milhões, ao longo de três anos, para beneficiar 553 pessoas.

“Desde o início, focamos no apoio a projetos de longo prazo que aproveitassem oportunidades de desenvolvimento econômico local para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Sabemos que a geração de trabalho e renda será potencializada com realização de boas parcerias e estamos trabalhando para que essas parcerias se perenizem e se multipliquem, impulsionando desenvolvimento local”, explica Rafael Gioielli, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Votorantim.

A parceria entre o Instituto Votorantim e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) foi firmada em 2010 e tem prazo de realização previsto para cinco anos. A primeira fase do programa, que ocorreu no ano passado, realizou o diagnóstico socioeconômico dos 25 municípios participantes. Com base neste levantamento, que identificou as potencialidades produtivas locais, foram definidas cinco linhas de ação para o programa: Abastecimento Alimentar, Comércio e Serviços, Economia Criativa, Reciclagem e Turismo. Estas linhas visam unificar estratégias e buscar resultados mais assertivos e alinhados ao objetivo do programa.

Seleção dos projetos

Na segunda fase do programa, as propostas apresentadas passaram pela análise dos conselhos comunitários locais, Instituto Votorantim, BNDES, além de uma equipe de avaliadores externos, e tiverem sua viabilidade social e financeira verificadas. Foram levados em consideração os aspectos legais e formais, a capacidade gerencial da organização, a avaliação de mercado e processos, a clareza do projeto, aspectos orçamentários e a capacidade de fomentar o desenvolvimento regional.

Foram selecionados, ao todo, 45 projetos, nos quais serão aplicados R$ 33 milhões no total.

“Entramos agora na terceira fase do ReDes, que consistirá no aporte dos recursos e no apoio técnico de consultorias especializadas em gestão de negócios para colocar em prática as atividades propostas pelos projetos e viabilizar os resultados esperados. Queremos gerar trabalho e renda para todo o público beneficiado, cerca 4.100 pessoas, contribuindo assim para a conquista da autonomia nos negócios empreendidos”, complementa Gioielli.

Para alcançar tal conquista, será fundamental obter os licenciamentos necessários, planejar o escoamento da produção e a comercialização dos produtos e, por fim, estruturar a governança corporativa de cada estabelecimento.

Conselhos Comunitários locais

Nessa fase, também serão fortalecidas as instâncias participativas (conselhos comunitários) de cada município, criadas com o intuito de dar legitimidade, potencializar e favorecer o processo de crescimento socioeconômico das regiões. A partir dessa articulação, será possível construir uma visão de futuro, tendo em vista os planos de ação com visão de longo prazo e o engajamento das comunidades apoiadas pelo ReDes.

Projetos Vale do Ivinhema (MS)

Brasilândia

Projeto: “Mais Mel”

Organização executora: ABA - Associação Brasilandense de Apicultores

Linha de Ação: Abastecimento Alimentar

Objetivo: Ampliar a produção de mel, a partir da compra de equipamentos e da capacitação dos apicultores para utilizar plenamente o entreposto de processamento de mel já existente no município. O mel produzido terá como destino os atacadistas de MS e SP e as compras públicas (programas de merenda escolar). Os beneficiados serão pequenos produtores rurais que, em sua maioria, possuem outras atividades, mas tem a apicultura como complemento de renda. Também será viabilizada a certificação orgânica do mel.

Três Lagoas

Projeto: “Produzindo Frutos e Arborizando a Região”

Organização executora: Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento 20 de março

Linha de Ação: Comércio e Serviços

Objetivo: Implantação de um viveiro de mudas, com mudas frutíferas e do bioma do cerrado, para desenvolver a agricultura familiar no assentamento 20 de março. As mudas produzidas serão comercializadas para empresas e propriedades da região, que precisam realizar compensação ambiental. Também haverá desenvolvimento de hortas com verduras, hortaliças e legumes e a venda de frutas. Serão beneficiados produtores rurais assentados, que não têm histórico nesse tipo de produção. As capacitações profissionais em técnicas agrícolas serão realizadas em parceria com a AGRAER e o Sindicato Rural.

Projeto: “Caminhos do Mel”

Organização executora: ATLA - Associação Treslagoense de Apicultores

Linha de Ação:Abastecimento Alimentar

Objetivo: Compra de equipamentos para beneficiamento do mel pela ATLA, que já possui terreno, certificação estadual, mas precisa de equipamentos para processar, envasar, armazenar e comercializar o mel. A rastreabilidade do mel e a certificação orgânica também serão considerados pelo projeto. Os beneficiados serão os apicultores associados à ATLA e agricultores familiares dos assentamentos de Três Lagoas. Os produtos serão vendidos por meio do comércio local e regional e também para programas públicos. As capacitações técnicas serão realizadas pelo Sindicato Rural em parceria com o SENAR e pela AEMS.
Projeto: “Entreposto de Pescados Jupiá”

Organização executora: Colônia dos Pescadores Profissionais Z-03

Linha de Ação: Abastecimento Alimentar

Objetivo: Adequar a infraestrutura, comprar máquinas e equipamentos e obter a Licença de Operação para o Entreposto de Pescados Jupiá. O processo prevê abate, evisceração, limpeza, filetagem ou corte em postas, embalagem e pesagem para a comercialização. Os produtos serão vendidos em supermercados, peixarias, hotéis, restaurantes e cozinhas industriais, além do comércio no entreposto e na Feira Três. As capacitações de mão de obra serão realizadas em parceria com a AEMS e com o Sindicato Rural.
Projeto: “Laticínios de Arapuá”

Organização executora: Centro Rural de Arapuá

Linha de Atuação: Abastecimento Alimentar

Objetivo: Construção de um mini-laticínio com máquinas, equipamentos e licenças para beneficiamento de leite. O produto final será leite pasteurizado tipo B, a ser vendido para supermercados, padarias, sorveterias, hotéis, restaurantes, cozinhas industriais, escolas municipais e estaduais, entre outros. As capacitações serão realizadas em parceria com a AEMS e com o Sindicato Rural.

ReDes para o desenvolvimento

Os 25 municípios brasileiros participantes do Programa ReDes estão agrupados em 10 territórios e situados nos seguintes Estados: Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Tocantins e Sergipe.

O Programa compreende uma série de etapas – do diagnóstico socioeconômico ao financiamento de projetos que visem a geração de trabalho e renda -, valorizando sempre o trabalho em rede, com a articulação do capital social e produtivo local.

Em 2011, o ReDes focou na realização de diagnósticos locais, para entender a dinâmica socioeconômica dos municípios e obter conhecimento sobre a realidade e as necessidades dessas comunidades. Também fez parte desse processo, a mobilização de agentes locais para consolidação dos conselhos comunitários (instâncias participativas formadas por representantes do poder público, empresariado local e sociedade civil), que são responsáveis pelo acompanhamento das ações previstas no Programa.

Confira os passos do programa ao longo dos cinco anos:


1. Análise de dados locais, entrevistas com a comunidade e produção de diagnóstico socioeconômico.

2. Avaliação das potencialidades produtivas dos municípios.

3. Formação de instância participativa ou apoio a conselho comunitário local - com representação dos setores público, privado e sociedade civil.

4. Desenvolvimento de projetos conforme potenciais produtivos identificados.

5. Seleção de projetos que visem a geração de trabalho e renda.

6. Implantação, monitoramento e avaliação dos projetos selecionados.


Para saber mais sobre o programa, acesse: www.programaredes.org.br

Sobre o Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim foi criado em 2002 com o objetivo de qualificar o investimento social do Grupo Votorantim. Sua criação veio fortalecer sinergias entre as empresas, além de identificar e aproveitar oportunidades de gerar valor para a sociedade.

O Grupo está presente em mais de 300 municípios em todo o Brasil e o Instituto Votorantim desenvolve um trabalho focado no desenvolvimento local sustentável das comunidades com as quais a empresa se relaciona.

O Instituto Votorantim acredita, também, que o jovem é a principal força transformadora da sociedade e, por este motivo, concentra seus esforços em programas voltados para a juventude nos campos de educação, trabalho, cultura, esporte, e preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis. Saiba mais em: www.institutovotorantim.org.br



Mais Informações| FSB Comunicações

11 3165-9596

Carolina Botelho                                   Paula Barcellos

carolina.botelho@fsb.com.br              paula.barcellos@fsb.com.br




Postagem original em http://www.jornaldiadia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário