quinta-feira, 1 de novembro de 2012

SEMINÁRIO DESAFIOS DA EDUCAÇÃO - RIO DE JANEIRO - 06 NOVEMBRO

Seminário Desafios da Educação no Rio de Janeiro


Seminário Desafios da Educação no Rio de Janeiro

06 de Novembro no Museu Histórico Nacional
O Seminário
Visa fortalecer a produção de conhecimento na área das políticas educacionais envolvendo os diversos segmentos da sociedade. O seminário conta com a participação de profissionais com ampla experiência no campo educacional e de Instituições com relevância na concepção e execução de iniciativas voltadas para a educação.
Espera-se a partir da realização desta ação estimular uma nova forma de pensar e fazer educação, motivando a formulação de politicas públicas e projetos comprometidos com o desenvolvimento integral dos educandos e da sociedade.
 
Desafios da Educação no Rio de Janeiro
Inserido numa discussão mais ampla e contemporânea sobre educação, considera os novos desafios que estão contidos numa concepção de formação educacional integrada.
A iniciativa busca ampliar os espaços de discussão contribuindo para a construção de uma sociedade mais comprometida com uma educação pública de qualidade.
O seminário integra as atividades do Programa Educa CIEDS e do Projeto Pontes para o Futuro, iniciativa da Fundação Itaú Social.
 
O Programa Educa CIEDS
O Educa CIEDS é pautado na concepção de educação integral considerando novos tempos, espaços, atores e conteúdos de aprendizagem.
Esta concepção aponta a articulação entre o capital social e cultural dos jovens e adolescentes, promovendo a ampliação dos repertórios educativos, na busca por uma escola pública promotora do desenvolvimento integral e integrado ao contexto local e global.
O Educa CIEDS é um movimento institucional que busca colocar em foco a importância da educação para o desenvolvimento do país, buscando fortalecer politicas públicas. Para isto o CIEDS estuda e desenvolve projetos e experiências que aportem inovação, participação, melhoria da gestão e integração entre os diversos atores que trabalham pela educação no Brasil.
Propomos a conjugação de cinco conceitos chaves: educação integral, interação família-escola, gestão cooperativa, protagonismo juvenil e contemporaneidade.
 
O Projeto Pontes para o Futuro
O projeto Pontes para o Futuro, uma iniciativa da Fundação Itaú Social, é realizado na Escola Santo Tomás de Aquino, no Leme, com atuação voltada para os alunos do 8º e 9º Ano. Visa promover a permanência interessada de jovens na escola em transição do Ensino Fundamental para o Médio.
São premissas do projeto: a aproximação da escola com a comunidade, valorização da escolarização como melhor caminho para ampliar perspectivas de futuro e compreensão do momento de vida do estudante, meio criança, meio adulto.
 
 
Programação do Seminário
 
Abertura
Vandré Brilhante – Diretor Presidente do CIEDS e Coordenador Geral do Programa EDUCA CIEDS
 
Painel 1 – Desafios da Educação no Ensino Básico no contexto da Cidade do Rio de Janeiro
·         A experiência inovadora do Programa Mais Educação do Ministério da Educação - Natacha Costa – Diretora Executiva da Associação Cidade Escola Aprendiz
·         Rio, uma cidade que educa – Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Subsecretária de Ensino da Secretaria Municipal Educação - Helena Bomeny
·         A experiência da Fundação Itaú Social com as escolas de 07 horas no Rio de Janeiro – Amábile Mansutti – CENPEC e FIS
 
 
Painel 2   – O Ensino Médio e o desafio de construção de pontes para o futuro
·         Avanços e desafios do Ensino Médio no Estado do Rio de Janeiro – Secretaria de Estado de Educação – Governo do Estado do Rio de Janeiro (a confirmar)
·         Jovens de Futuro - De projeto à Politica Pública – Teresa Scofano - Instituto Unibanco
·         Uma boa prática de gestão que fortalece uma politica pública – Neliany Marinho - Diretora da Escola Estadual Waldemiro Pitta (Cambuci – RJ) – 1° lugar do IDEB do Estado do Rio de Janeiro
·         Mediação: Maria Antônia Goulart – Diretora Executiva do Movimento de Ação e Inovação Social
 
Palestra de encerramento (duração 30 min) – Porvir, uma iniciativa de comunicação e mobilização social que promove a produção, difusão e troca de conteúdos sobre inovações educacionais, com o propósito de inspirar políticas, programas e investimentos que melhorem a qualidade da educação no Brasil. – Anna Penido


Nenhum comentário:

Postar um comentário