quarta-feira, 17 de outubro de 2012

3º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE JUSTIÇA RESTAURATIVA - 29/30 OUTUBRO PORTO ALEGRE


Simpósio reunirá especialistas internacionais

Barry Stuart, Carolyn Boyes-Watson, Catherine Bergen e João Batista Salm serão os palestrantes do 3º Simpósio Internacional de Justiça Restaurativa, nos dias 29 e 30 de outubro em Porto Alegre. Cientistas sociais e juristas, os quatros têm experiência internacional na promoção e execução da Justiça Restaurativa e comparecerão à Capital gaúcha para compartilhar conhecimentos sobre o tema. O Simpósio será realizado no auditório do Ministério Público (avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, 80), com o apoio da Prefeitura da Capital. A inscrição é gratuita.

Barry Stuart foi juiz no território do Yukon, no Canadá. Lecionou em universidades e conduziu cursos sobre mediação, negociação multipartidária e colaboração participativa. Carolyn Boyes-Watson é professora de sociologia e diretora-fundadora do Centro de Justiça Restaurativa da Suffolk University, em Boston (EUA). É autora de trabalhos sobre a teoria e prática da Justiça Restaurativa, com ênfase na relação entre comunidade e Estado. Catherine Berger é consultora, instrutora e profissional de Justiça Restaurativa e estratégias de transformação de conflitos. Atualmente é coordenadora de Justiça Restaurativa para o Ministério da Justiça da Colúmbia Britânica, no Canadá.

Catarinense, João Batista Salm é doutor em Estudos da Justiça pela School of Justice and Social Inquiery da Universidade do Arizona (EUA). A pesquisa realizada por Salm contempla princípios e práticas da Justiça Restaurativa em contextos judiciais e em comunidades indígenas. Atualmente, Salm administra programas que prestam serviços à comunidade no Centro de Mediação e Justiça Restaurativa na cidade canadense de Edmonton.

A Justiça Restaurativa propõe ações em Direito que, respeitando aspectos legais e constitucionais, valorizem a solução dialogada de conflitos. Esta é uma prática que tem avançado no Brasil – e em Porto Alegre, é claro. Em março, por exemplo, o prefeito José Fortunati participou da inauguração da Casa de Mediação na cidade, criada em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rio Grande do Sul (OAB/RS), Ministério da Justiça, Tribunal de Justiça do Estado e Ministério Público. Na oportunidade, Fortunati destacou a importância de buscar soluções com “tolerância e sabedoria”. No Exterior, as experiências de Justiça Restaurativa já somam mais de 30 anos, valorizando a possibilidade de intercâmbio oferecida pelo Simpósio Internacional.

A inscrição pode ser feita pelo telefone 156, opção 9, das 7h às 23h. 

Confira aqui a programação completa.

Fonte Site da PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário