terça-feira, 16 de outubro de 2012

DIA INTERNACIONAL DE COMBATE A POBREZA - 17 OUTUBRO 2012

Acabar com a violência da pobreza extrema: 


                                                      Promoção da paz e construção de capacitação
"Quando você se levantar de manhã e não sabe para onde ir, sem nada para alimentar seus filhos, que é a violência. Quando você tem que lutar contra os outros para defender o pouco que você possui, que é a violência."

A mãe do Haiti

A pobreza extrema destrói a vida eo espírito do povo, que mata mais crianças, jovens e adultos do que qualquer guerra. Todos os dias, pessoas que vivem em extrema pobreza são desafiados e ameaçado por falta de alimento, abrigo e acesso a serviços essenciais. Eles suportam condições de trabalho perigosas e vivem em ambientes de vida precárias, degradado e inseguro.

Estas condições de vida e privações diárias são violações dos Direitos Humanos que provocam, promover e perpetuar a violência emocional, psicológica e física. As pessoas que vivem na pobreza e suas comunidades regularmente experimentar a dor e vergonha da humilhação e da exclusão social, e são punidos por suas privações e condições de vida.

Diante de tanta violência, as pessoas que vivem em extrema pobreza são obrigados a levar uma vida onde a dignidade e os direitos são raramente respeitados - que muitas vezes sentem que não são reconhecidos nem tratados como seres humanos com direitos iguais. A ironia é que a sociedade, muitas vezes percebemos pessoas que vivem na pobreza como fonte de violência e como uma ameaça para a sociedade, e não como as vítimas da violência e do crime.

Como, então, podemos construir uma sociedade justa e pacífica para tamanha violência? O primeiro passo é garantir, proteger e respeitar a dignidade e os direitos humanos fundamentais dos indivíduos e das comunidades em todas as sociedades.

Celebrado pela primeira vez há 25 anos, o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza é destinado a promover este primeiro passo crítico, promovendo um melhor diálogo e compreensão entre as pessoas que vivem em situação de pobreza e de suas comunidades e da sociedade em geral. Ela representa uma oportunidade para reconhecer os esforços e as lutas das pessoas que vivem na pobreza, uma chance para eles falar e fazer as suas preocupações ouvido, e um momento para reconhecer que as pessoas que vivem na pobreza estão na vanguarda da luta contra a pobreza (ONU Secretário Relatório Geral A/61/308).

O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza é um convite a todos para se reunir com as pessoas que vivem em extrema pobreza para compartilhar e trocar informações, como parceiros iguais, em iniciativas que incidem sobre as populações mais vulneráveis ​​e excluídos, ea sua participação activa na erradicação da pobreza . Este dia é também um apelo para fortalecer as maneiras pelas quais nos comunicamos uns com os outros, para que possamos compartilhar melhor os nossos pensamentos, as lições aprendidas, experiências e atuar em solidariedade contra a pobreza ea injustiça social.

Só ouvindo as pessoas que vivem em extrema pobreza, podemos aprender com sua coragem, experiência e conhecimento sobre como alcançar um mundo de paz para todos. Em última análise, a transformação social que é necessário para alcançar uma sociedade pacífica só pode ser alcançada através da participação activa de todos, independentemente de onde eles vivem, ou o seu contexto social e cultural.

Ela começa com o reconhecimento de que a pobreza é de fato a violência. Um homem com experiência em primeira mão da pobreza em Nova Orleans compartilhou esta opinião pessoal:

"Quando a violência que é vivida por pessoas que vivem em situação de extrema pobreza é reconhecida, que traz uma espécie de paz para a alma".

Esse reconhecimento habilita as pessoas a viver na pobreza e suas comunidades. Ele informa e cria a consciência na sociedade de que a violência implacável de extrema pobreza e capacita-los, bem como para se solidarizar com as pessoas pobres em sua luta diária contra a privações, a discriminação, a exclusão social e perda da dignidade e dos direitos humanos. Empoderamento como cria a fundação sobre a qual podemos construir um caminho para a paz e harmonia social.

Assim, é justo que a Comemoração de 2012 do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza (IDEP) incidirá sobre o tema "Acabar com a violência de extrema pobreza: promoção da paz empoderamento e construção civil". É nossa esperança que este tema vai lançar um diálogo contínuo entre as pessoas em toda parte sobre esta questão.

Mais informações sobre as comemorações organizadas em Quarta, 17 de Outubro em Nova York e em todo o mundo pode ser visto em http://www.overcomingpoverty.org .

Por meio da resolução A/RES/47/196 aprovada em 22 de Dezembro de 1992, a Assembleia Geral declarou 17 de Outubro como o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, e convidou todos os Estados a dedicar o Dia a apresentação e promoção, como apropriado no contexto nacional, actividades concretas no que respeita à erradicação da pobreza e da miséria.

Fonte: 7Cpt&u=http://overcomingpoverty.org/article/presentation-of-international-theme-for-october-17-2012

Postada em http://educacaoemprego.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário