sexta-feira, 12 de outubro de 2012

A ESCOLA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO


ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente    De acordo com pesquisa publicada pelo Unicef em 2011, cerca de 4 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos estão envolvidos com o trabalho infantil em todo o país. Destes, mais de 130 mil são os principais responsáveis pelo sustento familiar.
Uma das principais dificuldades para combater o trabalho infantil é sua não-recriminação pelas famílias, que por vezes acabam até por valorizá-lo. Mas esse “trabalho digno” traz um futuro pouco promissor à criança, pois, além de não realizar atividades essenciais para seu desenvolvimento, ela não terá tempo nem condições físicas e intelectuais para frequentar a escola e estudar como deveria. Assim, quando adulta, essa criança estará em desvantagem para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho e dar boas condições de vida a seus filhos.

Nesse especial A Escola como ferramenta de inclusão, elaborado pela Rede Pró-Menino, abordaremos a importância do retorno à escola e às atividades educativas como ferramentas de combate ao trabalho infantil.

Confira informações sobre as atividades realizadas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), os problemas apresentados por adolescentes que trabalham e estudam e, já que estamos falando de inclusão, a importância da inclusão de crianças e adolescentes com deficiência na rede regular de ensino, para a garantia de seus direitos.



Clique abaixo para ver  as matérias e assista abaixo à entrevista com Patrus Ananias para entender os desafios que o programa nacional de erradicação do trabalho infantil (Peti) está enfrentando com a implantação do Suas e municipalização da assistência social.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=O_sOIY_OKR0

O Peti e a municipalização da assistência social
No final do ano passado, a Rede Pró-Menino entrevistou Patrus Ananias, Ex-Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, sobre a criação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a sua relação direta com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O material foi resgatado por fornecer um contexto interessante sobre as mudanças em um programa efetivo que é reconhecido internacionalmente como uma experiência de sucesso. Confira! 

Leia mais em :
























Nenhum comentário:

Postar um comentário