quarta-feira, 17 de outubro de 2012

NÚCLEO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA O TURISMO NO DESTINO IGUAÇU GANHA DESTAQUE


O projeto é executado pelo Instituto Polo Internacional Iguassu com o apoio do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu

O Núcleo de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos para o Turismo no Destino Iguaçu(NPCR), criado em 2011, encontra-se a todo vapor, trabalhando nos projetos que integrarão o Banco de Projetos Estratégicos de Turismo do Destino Iguaçu. Até o momento, 25 projetos foram elaborados e outros 7 encontram-se em fase de finalização. O NPCR adotou a metodologia do Ministério do Turismo para a classificação dos projetos, atendendo ao Índice de Competitividade do Turismo Nacional - 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, que avalia, anualmente, o estágio de desenvolvimento do setor nas 27 capitais brasileiras e 38 municípios turísticos em 13 dimensões.
O projeto é executado pelo Instituto Polo Internacional Iguassu com o apoio do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu, o Fundo Iguaçu.

Para o Presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, a cidade de Foz do Iguaçu vive um momento de expansão. “Os empresários estão investindo pesado em reformas de empreendimentos, hotéis estão sendo construídos, grandes eventos, antes levados só para capitais, agora serão realizados no município, a exemplo do X Games 2013, além de universidades públicas federais que estão entrando em funcionamento. Tudo isso demonstra que Foz do Iguaçu possui grande vocação econômica como prestadora de serviços e os projetos de turismo devem contemplar as diferentes dimensões”, conclui.

Para a Presidente- Executiva do POLOIGUASSU, Fernanda Helena Fedrigo, o NPCR demonstra a possibilidade de um trabalho conjunto entre os setores público e privado na busca de respostas para os novos desafios do turismo. “Excelência, sustentabilidade, inclusão social e geração de emprego e renda são aspectos que colaboram para o desenvolvimento do turismo na Região Trinacional do Iguaçu.” 

Os projetos elaborados pelo Núcleo atendem, ainda, às demandas levantadas no Plano de Ações do Triênio 2012-2014 Foz do Iguaçu, elaborado com a Gestão Integrada do Turismo no Município (parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo, Itaipu Binacional, Iguassu Convention Bureau, Conselho Municipal de Turismo e Instituto Chico Mendes de Biodiversidade - Parque Nacional do Iguaçu) e estão em conformidade com as diretrizes das políticas municipal, estadual e federal para o setor. Entre os projetos elaborados pelo NPCR estão: Plano de Mídia do Destino 2013 Iguassu Maravilha da Natureza, Iguassu Film Comission, Turismo LGBT (Dimensão Marketing e Promoção do Destino), Fomento ao Turismo Rodoviário e Trilha Jovem Lindeiros - Turismo e Inclusão Social (Dimensão Cooperação Regional), Foz do Iguaçu Cidade Digital e Projeto de Fortalecimento do Turismo de Base Comunitária (Dimensão Economia Local), Prêmio Boas Práticas no Turismo de Foz do Iguaçu (Dimensão Capacidade Empresarial), Turismo e Terceira Idade, Emprego e Renda para Mulheres no Turismo, Turismo Sustentável e Infância e Trilha Jovem Iguassu (Dimensão Aspectos Sociais), Foz do Iguaçu Carbono Zero e Manejo dos impactos da visitação da Trilha das Cataratas (Dimensão Aspectos Ambientais), Memorial das Cataratas, Museu da Cultura Ava-Guarani, Turismo Cultural, Museu Itinerante Guarani e Festival Gastronômico e Cultural do Iguassu (Dimensões Atrativos Turísticos e Aspectos Culturais), Monitoramento de indicadores do turismo de Foz do Iguaçu (Dimensão Monitoramento), Mercado Municipal - Marco Conceitual e Teatro Municipal - Plano de Ação e Desenvolvimento (Dimensão Infraestrutura).

Os próximos esforços do Núcleo estarão concentrados na elaboração dos projetos Foz 100 Anos, em cooperação com as instituições e órgãos oficiais de turismo, e Natal das Cataratas 2013, que será elaborado dentro de uma perspectiva sociocultural.

“Foz do Iguaçu é hoje um destino turístico moderno com oportunidades para investimentos inovadores no setor e o Brasil é a bola da vez no mercado internacional. A Gestão Integrada do Turismo no município é um inteligente fator estratégico que tem feito o destino se desenvolver a olhos vistos. Estamos plantando sementes. Esperamos que frutifiquem nos próximos anos e gerem benefícios para um maior número de pessoas”, conclui o Coordenador do NPCR, Davi Bimbatti.

Informações sobre o Núcleo podem ser obtidas pelo site: http://www.poloiguassu.org/bff


Nenhum comentário:

Postar um comentário