quarta-feira, 17 de outubro de 2012

COMO ACERTAR O ALVO DA SUSTENTABILIDADE ?



Sustentabilidade para alguns virou um tema da moda. Se é um tema da moda, posso dar-me o luxo de ter meu próprio estilo e optar por não segui-lo. Afinal, são tantas propostas para tornar nossas ações mais sustentáveis, e proteger nosso planeta azul, que, como não consigo dar conta de todas elas, me omito.
Bem. Para os que ainda não se deram conta, as ações sustentáveis não são um modismo. Preservar e utilizar com sabedoria serão atitudes cada vez mais necessárias para sobrevivência das empresas, das instituições, das famílias e das pessoas.
Entendo que com tantas pressões e atribuições da vida moderna, muitos deixem passar despercebidos muitos cuidados sustentáveis que seriam necessários para uma atitude favorável ao nosso querido planeta.Minha sugestão é começar com ajuda do Princípio de Pareto. Utilizando ele, poderíamos calcular que 80% dos danos que causamos atualmente ao planeta poderiam ser extremamente diminuídos, se investíssemos com resolução nossa energia em combater as 20% principais causas.
Cada família pode analisar como poderia diminuir a quantidade de resíduos em sua lixeira, e fazer substituições ou escolhas melhores na próxima compra. Estudar quais são os principais itens de gasto de água potável e energia elétrica que ocorrem em sua casa e ir contra o desperdício controlando-os com firmeza.

Pense bem antes de consumir supérfluos. Você pode viver mais e melhor, com menos. E se isso for moda, tomara que ela pegue!

*Artigo escrito por Raquel Momm, Conselheira do Sinepe/PR, instituição parceira do Instituto GRPCOM.

Fonte http://www.gazetadopovo.com.br/blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário