sábado, 13 de outubro de 2012

ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL APONTA ORGANIZAÇÕES MUNDIAIS MAIS TRANSPARENTES E TRAZ O BRASIL NA LISTA

A Iniciativa para Transparência na Cooperação Internacional (IATI, no original) publicou um relatório com o índice de 2012 quanto à transparência no apoio ao desenvolvimento oferecido pelas organizações internacionais. A Agência do Governo Britânico para o desenvolvimento, DFID, e o Banco Mundial, foram as duas únicas organizações a obterem resultado “bom” no índice.
O índice da IATI conta com organizações governamentais e não-governamentais, como a União Europeia, BID e Fundação Bill & Mellinda Gates. Dentre as entidades com pior resultado no índice estão as agências de apoio da Eslováquia, da China e da Grécia.
A adesão à IATI é voluntária e parte das próprias instituições. Atualmente a iniciativa é composta por 33 signatários que se comprometem a publicar os seus dados de financiamento dentro do padrão estabelecido pela IATI. Além dos 33 signatários, outras 30 ONGs internacionais também publicam seus dados na IATI.

O Brasil consta no ranking da IATI, apesar de não ter oficialmente ingressado na Iniciativa e de mandar seus dados voluntariamente. A Agência Brasileira de Cooperação teve uma pontuação de 27,9%, ficando em 48º lugar de um total de 72 organizações avaliadas.


Leia o relatório completo, em inglês, nesta página: http://www.publishwhatyoufund.org/index/2012-index/executive-summary/.

Fonte ABCR  captacao.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário