terça-feira, 16 de outubro de 2012

CARE BRASIL FALA SOBRE O DIA INTERNACIONAL DE COMBATE A POBREZA


CARE Brasil"Dia Internacional de Combate à Pobreza" é comemorado em 17 de outubro –   Há 10 anos a CARE Brasil enfrenta a pobreza com o desenvolvimento local e sustentável. Em Goiás, já beneficiou dezenas de pessoas com assistência técnica e cursos de empreendedorismo"
No próximo dia 17 de outubro, será comemorado o Dia Internacional de Combate à Pobreza. A data é muito especial para a CARE Brasil, que atua no País há 10 anos com programas em oito estados, com a missão de combater a pobreza enfrentando suas causas estruturais em regiões rurais e urbanas de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
O desenvolvimento econômico tem diminuído a desigualdade de renda no Brasil. Mas documento divulgado em setembro pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com dados referentes ao período de 2004 a 2009, mostra que 18 milhões de brasileiros ainda vivem na camada considerada pobre (renda per capita de R$ 67 a R$ 134). O pesquisador do instituto, Rafael Osório, declarou que cada vez menos a pobreza é determinada pela baixa remuneração e cada vez mais é consequência da desconexão do trabalho.
A CARE Brasil foca sua atuação na promoção do desenvolvimento local e sustentável das comunidades e territórios onde atua, por meio de ações de inclusão social, fortalecimento da economia local, preservação do meio ambiente, inovação na gestão pública e mobilização social.

Em parceria e financiado pela Anglo American, o Programa Goiás da CARE Brasil atua no desenvolvimento local e geração de renda na cidade de Barro Alto. O Projeto Via Láctea, por exemplo, oferece assistência técnica intensiva a 10 produtores de leite com a metodologia Balde Cheio, da Embrapa. Também foram realizadas aulas abertas sobre as técnicas para mais de 250 pessoas em 2010 e 2011.
A CARE também promove cursos e oficinas de empreendedorismo e técnicas de gestão de negócios. Em Goiás, cerca de 80 pessoas já participaram e há a previsão de que mais de 100 pessoas passem por essas capacitações em 2011. A ONG ainda assessora pequenos empreendedores na montagem e desenvolvimento de seus negócios e, em outubro, promoverá curso para ensinar produtores a plantar mudas do cerrado para fins de reflorestamento e comercialização.
A CARE implantou  também em Barro Alto o projeto Comunidade Educadora, que promove formações e capacitações aos jovens para que se tornem Agentes Pedagógicos Ambientais (APA´s). A partir daí, eles atuam em escolas, creches e espaços comunitários nas chamadas “Tendas ECOnsciência”, onde mobilizam crianças e adolescentes com jogos educativos para a proteção e valorização do meio ambiente, além de implementar a coleta seletiva nas escolas e, em alguns casos, também na comunidade, tornando-se protagonistas e podendo transformar a realidade em que vivem ao influenciar seus colegas, professores e familiares.
Em Barro Alto, já foram formados 43 APAs e 81 alunos passaram pelas tendas. A previsão é que 172 jovens participem até o final do ano.
Estados - A CARE Brasil está presente no Acre, Bahia, Goiás, Maranhão, Piauí e Tocantins e também na periferia das duas maiores metrópoles do país, no Sudeste: Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, presta ajuda humanitária em desastres naturais e implementa projetos de reconstrução, adaptação e prevenção às mudanças climáticas em quatro municípios do Rio de Janeiro: São Gonçalo (região da Baixada Fluminense), Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis (região serrana).
O Diretor Executivo da CARE Brasil, Markus Brose, acredita que o combate à pobreza deve partir do reconhecimento de que suas causas estão ligadas aos nossos comportamentos, padrões de consumo e produção, e às nossas instituições. “Essa luta deve ser diária, constante e tenaz. Apenas com a consciência de que todos nós somos responsáveis pela pobreza é que poderemos alcançar um mundo onde ela esteja realmente erradicada”.
Sobre a CARE Brasil
A CARE Brasil é uma ONG brasileira, com título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que iniciou suas operações em 2001 com a missão de combater a pobreza enfrentando suas causas estruturais em regiões rurais e urbanas de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Trabalha na promoção do desenvolvimento local e sustentável das comunidades e territórios onde atua por meio de ações de inclusão social, fortalecimento da economia local, preservação do meio ambiente, inovação na gestão pública e mobilização social. A CARE Brasil faz parte da rede da CARE Internacional, que tem sede em Genebra (Suíça) e está entre as cinco maiores ONGs do mundo. Com atuação em 87 países, a CARE beneficiou mais de 82 milhões de pessoas apenas em 2010, através da implementação de 905 projetos em quatro continentes: África, América Latina, Ásia e Leste Europeu. Para mais informações, acesse: www.care.org.br.
Informações para a imprensa:
Nilton Sergio
Tel.: (11) 5090-3044 | (13) 9781-3751
niltons@adsbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário