sábado, 6 de outubro de 2012

ESTUDO REVELA O QUE FALTA AO TERCEIRO SETOR PARA GARANTIR INVESTIMENTOS


ESTUDO REVELA O QUE FALTA AO TERCEIRO SETOR PARA GARANTIR INVESTIMENTOS
O investimento social é uma área de crescente interesse para governos, investidores e voluntários. Por isso, o Big Lottery Fund encomendou a pesquisa “Investment Readiness in the UK”, realizada pela ClearlySo e New Philanthropy Capital. A ideia erainvestigar o que uma instituição precisa fazer para ser considerada apta a receber investimentos e quais seriam os modelos ideais de financiamento.
O estudo conceitua como “investment readiness” o conjunto de condições necessárias para que uma determinada iniciativa possa ser considerada por um investidor. Essas condições variam de um grupo para outro e também de acordo com a percepção do investidor.

Participaram da pesquisa 1.255 organizações e mais de 40 entrevistas foram realizadas com financiadores, voluntários, comunidade e setores sociais de empresas da Irlanda do Norte, Inglaterra, País de Gales e Escócia. Além disso, cinco estudos de caso foram conduzidos para ampliar os conhecimentos práticos sobre medidas adotadas pelas organizações para atrair investimentos.

Descompassos

Quase metade (47%) dos respondentes considerados não preparados para receber investimentos afirmou que não lhes falta habilidades financeiras, de marketing ou noção de negócios durante a pesquisa apresentada. Já os 53% que reconheceram despreparo entre as características listadas, o marketing foi identificado como o setor mais frágil.

O relatório salienta que os investidores têm diferentes perspectivas sobre a importância do impacto social. Para um banco convencional, por exemplo, há pouca ou nenhuma exigência quanto à forma como o impacto é gerado ou medido. Para os investidores sociais, a criação de benefício social é o objetivo principal de qualquer organização e constitui um "filtro" analisado pelos potenciais investidores.

Além disso, a medição do impacto social raramente é feita periodicamente. A pesquisa apontou que a medição não é vista pelas organizações como uma ferramenta importante para angariar financiamentos. As organizações precisam ser capazes de mostrar que podem precificar corretamente o custo real de seus resultados, a fim de firmar parcerias público-privadas.

Saiba mais

A Big Lottery Fund administra e repassa verbas angariadas a partir da venda de loterias no Reino Unido. Desde junho de 2004, já concedeu mais de £$ 4.4 bilhões para apoiar projetos de saúde, educação, meio ambiente e fins de caridade.
Para conhecer melhor a organização, acesse o site
 oficial da Big Lottery Fund.
O relatório completo (em inglês) está disponível aqui.

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