quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Alumínio - NAFS de Alumínio - A Magia dos Projetos Sociais.

Os Projetos Sociais são um exercício de cidadania, pois envolvem as pessoas para além do seu campo de vivência, permitindo a transposição de barreiras e preconceitos em benefício do outro. Eles são um meio para que haja maior conscientização do indivíduo diante do papel que ele desempenha na sociedade, no exercício da cidadania e no resgate da auto-estima.

Os NAFS (Núcleo de Apoio às Famílias), uma iniciativa do Desenvolvimento Social de Alumínio, iniciaram suas atividades no ano de 2010 e no ano de 2011 passou a ter como parceiros a equipe do MOCA (Movimento Católico de Alumínio), numa conjunção de esforços com a finalidade de contribuir para o fortalecimento da rede de proteção social a família.

Atualmente o MOCA atua em três núcleos (Olidel, Vila Paraíso e Vila Brasilina) num total de 150 crianças atendidas diariamente com refeições, oficinas pedagógicas, dança, balé, informática, capoeira e recreação. Em 2012 mães foram atendidas em oficinas de ginástica e pintura e atualmente a equipe também conta com uma psicóloga, que, além de trabalhar com grupos nos núcleos, desenvolve reuniões mensais com as famílias das crianças atendidas, orientando e dando suporte na qualidade do relacionamento inter familiar.

O Telecentro é um projeto de inclusão digital do Governo Federal trazido ao município de Alumínio pela Divisão de Cultura em agosto de 2010, hoje desenvolvido pelos NAFS e administrado pelo MOCA, tem como objetivo promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas reduzindo a exclusão social e criando novas oportunidades aos participantes.
No último dia 26 de setembro, alunos do Telecentro, receberam em belíssima e inusitada cerimônia, os certificados de conclusão do curso básico de informática.
Parabéns a todos por mais esta conquista.
 


Postada em http://www.guiasaoroque.com.br/noticia/noticia.asp?id=8390

Nenhum comentário:

Postar um comentário